Assembleia define Calendário Paroquial de 2018

Aconteceu neste sábado 16/12/2017, a Assembleia Paroquial da Paróquia Santo Antônio, realizada no Colégio IFA – Francisco de Assis. Estiveram presentes, o Sacerdote Pe. Ricardo de Pinho Menezes, Administrador paroquial, os coordenadores de Pastorais e Movimentos das comunidades e da matriz. No primeiro momento, a Ir. Leidiana Luciano, da Congregação Irmãs Franciscanas do Senhor, foi convidada para apresentar o ano do Laicato, repassando orientações metodológicas de como se preparar e celebrar em suas comunidades. A Igreja Católica no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

A Ir. Leidiana trouxe uma reflexão sobre o papel do Leigo na Igreja e na Sociedade. “Nós Leigos, somos chamados a assumir missões e tarefas, mas não estamos sozinhos, os ordenados e consagrados também. Cada um com sua missão, com direito de agir, testemunhar e animar a sociedade e a Igreja”, finaliza.

É que incluído desse contexto, entende-se que a tarefa dos leigos e leigas é desenvolver relações saudáveis na sociedade, na política, na economia, na cultura, na educação e na saúde para proteger a dignidade humana.

Após, foi avaliado todo o trabalho pastoral desenvolvido neste ano, bem como, foi discutido propostas e sugestões para ser posto no calendário paroquial de 2018.

Por: PASCOM – Pastoral da Comunicação

Veja as fotos AQUI