Sexta-Feira Santa: Ação Litúrgica com Adoração da Cruz

Dia marcado pelo silêncio, jejum e abstinência, a Sexta-feira Santa contempla o segundo dia do Tríduo Pascal, a igreja soleniza a paixão e morte de Cristo como o coração do ano Litúrgico. Neste dia, Cristo pode ser sentido nas quatro partes da Celebração, na Liturgia da palavra, na Oração Universal, onde pedidos são professados pelas necessidades do mundo inteiro, na Adoração da Cruz e na Comunhão Eucarística, como símbolo visível do seu amor sem limites que se entrega na cruz por nós, de forma humilhante para que tivéssemos vida em abundância.

Foi da Cruz, golpeado por um soldado com uma lança, que brotou o sangue e água do lado aberto de Jesus. Segundo São João Crisóstomo (“Boca de Ouro”), o sangue e a água que brotaram do lado aberto de Cristo são sinais sacramentais do batismo e da eucaristia. Assim, como Deus fez surgir Eva do lado direito de Adão, do lado aberto de Cristo que morre na cruz o pai fez nascer a Igreja, que se renova continuamente por estes dois sacramentos, a água como símbolo do Batismo e o sangue como símbolo da Eucaristia.

Ouça a Homilia:

“Deus amou tanto o mundo, que deu seu filho unigênito, para que não morra tudo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (João 3, 13-16). Dito isto, podemos crer que a cruz é o símbolo de amor mais forte para nós cristãos, pois foi por amor à humanidade que Deus se entregou para morrer na cruz.

A Vivência da Sexta-feira Santa é reconhecer a grandiosidade de cada detalhe do momento sagrado vivido por Jesus Cristo. Que cada Cristão reconheça o verdadeiro valor da cruz como fonte da nossa salvação.

Por PASCOM Paróquia Santo Antônio

Confira as fotos da Celebração:

Curso para Noivos

Neste domingo (13), tivemos um curso de preparação para noivos na paróquia Santo Antônio.   …