Participação do Padre Ricardo na Radio Eldorado FM

No dia 16/11, Padre Ricardo participou do 18 em ponto, programa apresentado por Jonathan Molar na rádio Eldorado.

Na entrevista Padre Ricardo abordou vários assuntos como: fé, pandemia, empatia e falou também sobre um momento muito importante que a Igreja católica está vivendo, o Sínodo dos Bispos.

Estamos passando por momentos muito difíceis causados pela pandemia. Muitas perdas, isolamento, crise financeira. Tudo isso tem afetado grandemente a saúde psicológica das pessoas e para agravar toda a situação nos vemos obrigados fechar as Igrejas, quando mais precisamos recorrer a nossa fé para nos dar sustento e continuar firmes no caminho.
A Igreja precisa ser construtora da vida e  tem papel importante para nos guiar em meio a turbulência em que o mundo se encontra. A empatia deve estar presente em nosso dia-a-dia, pois o evangelio é para ser vivido e não apenas pregado e Jesus nos convida a agir.

Com o Sínodo dos bispos o Papa Francisco quer “Uma Igreja em constante saída”, quer aproximar a igreja do povo, quer uma igreja com janelas e portas abertas e que pensa no bem da comunidade. O Sínodo é o momento de escutar, encontrar e discernir.

Precisamos nos questionar:
Como estamos vivendo a nossa fé?
Como estamos sendo Igreja?
Como o evangelho está sendo vivido?
Desta maneira podemos refletir sobre as nossas ações e tentar seguir os passos de Cristo.

“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio. “

📷 Pascom Santo Antônio

Sobre Edgar Maia

33º Domingo do Tempo Comum às 19h