Via Sacra na Paroquia Santo Antônio.

“A Via Sacra é o trajeto percorrido pelo Deus humanado enquanto Ele carregava o peso de sua cruz, desde o pretório de Pilatos, onde foi condenado à morte, até o alto do Calvário, onde foi crucificado.”
A Virgem Maria, por muito tempo, após a morte de seu Filho, repetia aquele doloroso caminho piedosamente, que com o tempo foi ganhando mais e mais fiéis. A igreja então, concedeu as mesmas indulgências concedidas àqueles que percorriam o verdadeiro caminho ao Calvário em Jerusalém, àqueles que percorressem as “estações” – assim chamadas posteriormente- em suas próprias comunidades espalhadas pelo mundo, sem necessariamente precisar ir à Terra Santa. Então, a Santa Sé permitiu que fossem feitas pinturas e cruzes que representavam o verdadeiro caminho percorrido por Jesus em igrejas e capelas do mundo inteiro.
Segundo o manual das indulgências, “concede-se indulgência plenária ao fiel que fizer o exercício da via-sacra, piedosamente”, levando em conta as seguintes considerações (conc. 63):
1. “O piedoso exercício deve-se realizar diante das estações da via-sacra, legitimamente eretas.
2. Requerem-se catorze cruzes para erigir a via-sacra; junto com as cruzes, costuma-se colocar outras tantas imagens ou quadros que representam as estações de Jerusalém.
3. Conforme o costume mais comum, o piedoso exercício consta de catorze leituras devotas, a que se acrescentam algumas orações vocais. Requer-se piedosa meditação só da Paixão e Morte do Senhor, sem ser necessária a consideração do mistério de cada estação.
4. Exige-se o movimento de uma para a outra estação. Mas, se a via-sacra se faz publicamente e não se pode fazer o movimento de todos os presentes ordenadamente, basta que o dirigente se mova para cada uma das estações, enquanto os outros ficam em seus lugares.”
A Via Crucis, como também é chamada, constitui portanto, um sufrágio de altíssimo valor para as santas almas do Purgatório.
📷Pascom Santo Antônio.

Sobre Edgar Maia

12° Dia do Trezenário de Santo Antônio

Santa Missa Presidida pelo Pe. Ricardo Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é …