24º Domingo do Tempo Comum – Missa da Noite

Meus irmãos,

Quem é Jesus? A essa pergunta vem a resposta de Pedro: “Tu és o Cristo” (Mc 8, 29). O Cristo, o Messias, o Esperado, o Enviado do Pai.

Ao sermos perguntados sobre quem é Jesus, devemos também nos questionarmos sobre a que Ele nos conduz. Ora, o Redentor nos leva ao mistério da Cruz, ao mistério da Sua Cruz e a compreender o mistério da Cruz de cada um que quer ser seu discípulo. Por isso, devemos sempre lembrarmo-nos do testemunho do centurião romano no Gólgota: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus” (Mc 15,39).

Nessa confissão de que Jesus é o Cristo, o Senhor, vem a missão de todos os batizados: “Pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15). Assim, São Marcos aponta os horizontes e as qualidades do discípulo que quer morrer com Ele e por Ele. A partir daí, compreende-se por que os apóstolos terão muita dificuldade em compreender os ensinamentos de Jesus, mesmo depois da Ressurreição de Jesus.

Jesus ensina que, para ganhar a vida, é preciso perdê-la; ensina que, para receber, é preciso renunciar. O evangelista ressalta, ainda, a oposição entre a sabedoria de Deus e a sabedoria do homem; a escala de valores segundo Deus e a escala de valores segundo nossos critérios humanos. As criaturas humanas vivem a vida toda em meio a contradições. E foi a essas criaturas que o Cristo veio trazer um destino divino. Compreender essas oposições, discerni-las e escolher o modo de pensar e agir de Deus e por ele pautar o comportamento chama-se CONVERSÃO.

O seguimento de Cristo e de adesão a Jesus passa pela renúncia a tudo e a todos pelo Cristo. Assim, é radical o fecho do Evangelho de hoje: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho vai salvá-la” (Mc 8,34-35).

Não basta apenas o conhecimento de quem é Jesus. É preciso mais um comprometimento radical com o Cristo. Devemos acreditar na totalidade do mistério do Cristo e do homem e agir de acordo. Fé e obras se completam. Ver e considerar sempre o divino e acolher igualmente o humano, tanto em Jesus Cristo, como em nós e no próximo. Por este grandioso mistério, demos graças a Deus!

28º Domingo do Tempo Comum às 9h30

28º Domingo do Tempo Comum às 9h30 Santa Missa presidida pelo Padre Ricardo   “Jesus …