HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Decreto de Criação da Paróquia Santo Antônio em Teixeira de Freitas / Bahia

Dom Antonio Eliseu Zuqueto, OFM Cap. Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica.
Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas/Bahia.

De acordo com o Canôn 515-2 do Código do Direito Canônico, tendo ouvido o Conselho Presbiteral e os Párocos das Paróquias São Francisco de Assis e São Pedro – Catedral e tendo em vista o bem espiritual do povo de Deus, havemos por bem erigir à Paróquia Santo Antonio em Teixeira de Freitas, desmembrada das Paróquias São Francisco de Assis e São Pedro – Catedral.

A nova Paróquia faz limite com a Paróquia São Francisco de Assis, tendo início o lado direito da Av. Pres. Getúlio Vargas sentido Alcobaça a altura da Rua da Liberdade a qual segue até o seu término, cruzando com a Av. Diagonal Norte, quebrando a esquerda depois à direita que é a Rua Odilon Marques, encontrando com a Rua Alice B. de Oliveira, seguindo até o seu término, a Rua Itaparica até a extremidade da Factef na BR101 – Seguindo a BR101, no sentido Itamaraju, segue até a altura da Rua Araiba, entrando na Rua Itália até a retomada da Av. Pres. Getúlio Vargas. Pelo lado esquerdo da Av. Presidente Getúlio Vargas, a nova Paróquia faz limite com a Paróquia São Pedro – Catedral e começa na Rua Osvaldo Cunha seguindo o curso do Córrego Charquiada à esquerda, tomando a Rua Rio Grande do Sul, até o seu término, passando pela Rua Bégica retornando à Av. Pres. Getúlio Vargas na qual termina.

As comunidades que irão compor a nova Paróquia Santo Antonio serão: Santo Antonio (Bairro Bela Vista), Santa Clara (Bairro Bela Vista) e Santa Terezinha do Menino Jesus (Bairro Recando do Lago).

No dia 25 de novembro de 2004, depois de ser lido este Decreto na presença do povo, consideramos a Nova Paróquia de Santo Antonio em Teixeira de Freitas, legitimamente erigida e passa a Igreja Santo Antonio, situada à Rua Graciliano Viana s/n – Bairro Bela Vista, a ser Matriz da Nova Paróquia.

Dado e passado nesta sede de Teixeira de Freitas no dia 11 de novembro de 2004.

Dom Antonio Eliseu Zuqueto, OFM Cap