Estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2018

A paróquia Santo Antônio, da Diocese Teixeira de Freitas/ Caravelas, realizou neste sábado, 03 de março, uma formação para a comunidade sobre o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência”. De acordo com o padre Ricardo de Pinho Menezes, a paróquia está investindo na formação dos leigos, sendo que, na próxima semana, dias 10 e 11 de março, haverá o Estudo Bíblico: À Luz do Evangelho de São Marcos, no auditório do IFA.

A Formação sobre a Campanha da Fraternidade foi conduzida pela Irmã Carolina Fontana, que trouxe convidados de diversas áreas do conhecimento para falar sobre suas atividades com a temática da violência.

Em um primeiro momento a professora Iolanda fez uma explanação de sua pesquisa sobre dados da violência na cidade de Teixeira de Freitas, e falou como a população percebe esses dados. A Irmã Fabrine trouxe passagens bíblicas que faziam menção à superação da violência através do amor e do perdão. O psicólogo André trabalhou com a temática rejeição, na qual refletimos sobre as diversas consequências da violência, dentre elas, a exclusão, o vitimismo e a não aceitação de si. A advogada e bailarina Janaína Perez mostrou o seu trabalho social junto a mulheres, dentre o público trabalhado por ela, estão as mulheres encarceradas. A jornalista Petrina falou de sua experiência com pessoas em situação de rua e com mulheres da periferia, e como a promoção da dignidade humana proporciona a superação da violência.

Entre as partilhas, os Alegroterapeutas mostravam o trabalho que realizam dentro dos hospitais. É atribuída ao Hospital uma referência de ambiente marcado pela tristeza e pela dor, mas, com a chegada dos Alegroterapeutas, os enfermos vivenciam momentos de superação da dor através do riso e da alegria, auxiliando, dessa forma, no tratamento dos pacientes.

De acordo com a irmã Carolina, o pedido da Formação partiu do padre Ricardo, que solicitou uma reflexão acerca da Campanha da Fraternidade. Enquanto ela orava pela formação, entendeu que seria uma excelente opção levar pessoas de diferentes áreas que trabalhavam o lado social na comunidade, além de experiências de vida e de superação, dentre outras temáticas.

“Foi uma oportunidade para que as pessoas da igreja Santo Antônio percebessem a riqueza de dons que essa comunidade tem”, falou a irmã, dizendo o motivo pelo qual optou por essa partilha entre muitas pessoas a respeito da temática. A abertura da igreja para preocupações sociais, segundo a irmã, é fundamental, “para que o evangelho se torne uma vivência, precisamos entrar em ação”.

O padre Ricardo aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a formação sobre o Evangelho de São Marcos, que será ministrado pelo Pe. Elizeu Hilário de Souza, Reitor do Seminário Maior da Diocese de Teófilo Otoni. Essa formação ocorrerá no auditório do IFA e é aberta à comunidade. Para confirmar presença, basta ligar para a secretaria paroquial no número (73) 3011-1406.

Por: Pascom Diocesana.

Confira as fotos do Encontro:

24º Domingo do Tempo Comum- Santa Missa às 9:30