Notícias Diocesanas – 04/02/2019

“Não vos angustieis!”

Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas,

Iniciamos uma novo ano e a Providência Divina tem tornado sempre mais dinâmica a vida da nossa Igreja Particular. Para o maior bem do Povo de Deus pertencente à nossa Diocese e no desejo de gerar sempre mais comunhão nosso bispo diocesano anuncia:

  1. Criação da Quase Paróquia São José Esposo – Guarani/Itamaraju: No intuito de desenvolver maior cuidado do povo de Deus, Dom Jailton de Oliveira Lino, tendo consultado o Colégio dos Consultores, o clero e o Conselho de Pastoral Paroquial das Paróquias São Cosme e Damião e Nossa Senhora da Purificação resolveu erigir a Quase Paróquia São José Esposo – Guarani, na cidade de Itamaraju. A celebração onde será erigida a Quase Paróquia e apresentado o sacerdote que ai trabalhará acontecerá no dia 23 de março de 2019, às 19h na Igreja São José Esposo do Guarani, sendo presidida pelo Sr. Bispo Diocesano. Esta Quase Paróquia será formada pelas seguintes comunidades: São José Esposo – Matriz, Sagrado coração de Jesus, Santa Luzia, São Francisco de Assis, Santo Antônio, São Benedito, Santa Rita, Nossa Senhora de Guadalupe, São Brás, São Sebastião, Santos Reis, Senhor do Bomfim, Palmares, Pontinha, Guiara, São Cristóvão e Riacho das Ostras. Nomeia como Vigário para atender esta Quase Paróquia o Revmo. Márcio José da Silva a quem agradecemos pela disponibilidade e auguramos um profícuo trabalho.
  2. Edivaldo Francisco de Jesus Cunha: com imensa alegria comunicamos que estamos acolhendo em nossa Diocese, ad experimentum, o Pe. Edivaldo Francisco de Jesus Cunha pertencente ao clero da Diocese de Propriá. Irá assumir a missão de Administrador da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Ibirapuã. A Posse acontecerá na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus no dia 05 de março de 2019, às 08.30h, com celebração presidida pelo Sr. Bispo Diocesano. Damos as boas-vindas a este nosso irmão e rezamos pela sua missão junto a esta porção do povo de Deus da nossa Diocese.
  3. Dácio Baião: No dia 10/02, às 19.00h na Igreja Matriz São Sebastião de Teixeira de Freitas, o Chanceler da Diocese, Pe. Roberto Pereira da Silva estará presidindo a celebração eucarística na qual o Pe. Dácio será apresentado como Vigário Paroquial. Louvamos a Deus pela vida do Pe. Dácio e lhe desejamos um bom trabalho em comunhão com o Pároco, Pe. Moisés Porcino.
  4. Ordenação Sacerdotal: com imensa alegria e júbilo comunicamos que será ordenado sacerdote o diácono Fr. Givaldo dos Santos Lima, da Ordem dos Frades Capuchinhos, natural de Guarani. A ordenação acontecerá na Matriz de São Cosme e Damião no dia 09 de março de 2019, às 18.00h e, será presidida pelo nosso Bispo Diocesano. Louvamos a Deus pelo sim do Fr. Givaldo e suplicamos que continue enviando vocações para a Sua Igreja. O Pe. Givaldo, conforme orientação de seus superiores, irá exercer seu ministério na Paróquia São Cosme e Damião, Itamaraju.
  5. Coordenador de Pastoral da Diocese: Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou o Revmo. Pe. Leônidas Cardoso Reis Júnior como Coordenador de Pastoral da nossa Diocese. Este é um trabalho muito importante, pois deve nos ajudar a dinamizar a pastoral em todos os âmbitos da nossa Igreja Diocesana.
  6. Ecônomo do Seminário Maior São João Paulo II: Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou o Pe. Jailton Souza Sapucaia como ecônomo do nosso Seminário Maior e assistente dos seminaristas. Agradecemos ao Pe. Jailton pelo serviço prestado na Paróquia Senhor do Bomfim de Ibirajá e lhe desejamos um eficiente e eficaz serviço na formação dos nossos futuros presbíteros! Outrossim, nomeou Pe. Leônidas Cardoso Reis Júnior como Administrador Paroquial de Ibirajá. A posse acontecerá hoje, 04/02, na celebração eucarística presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Paulo Santos Sales, às 19.00h na Matriz de Ibirajá.
  7. Irmãs de Notre Dame: com alegria e gratidão comunicamos que no dia 15 de março de 2019 estarão chegando à nossa Diocese as Irmãs Deuza da Silva e Nair Mucelini da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Província Santa Cruz – Passo Fundo/RS. Irão morar dentro do território da Paróquia Santa Rita de Cassia – Teixeira de Freitas e atuar na catequese e coordenação de pastoral diocesana. A celebração de instalação da comunidade acontecerá no dia 19 de março de 2019, em celebração presidida pelo nosso Bispo Diocesano, às 19.30h na Matriz de Santa Rita de Cassia. Sejam bem vindas entre nós e bom trabalho!
  8. Seminaristas da Diocese: damos graças a Deus por continuar chamando jovens da nossa Diocese para ingressar no nosso Seminário Diocesano. Neste ano estamos com os seguintes grupos de seminaristas:
    1. Seminário Propedêutico Bom Pastor/Teixeira de Freitas: no próximo dia 12 começam as atividades contando com Pe. Roberto Pereira como reitor e 6 jovens seminaristas.
    2. Seminário Maior São João Paulo II/Salvador: no dia 05 de fevereiro começam as atividades contando com o Pe. Isael Silva como Reitor, Pe. Jailton como ecônomo/assistente e 26 seminaristas cursando Filosofia e Teologia.
    3. Seminário São José/Rio de Janeiro: neste ano teremos 4 seminaristas neste seminário. Começam as atividades no dia 06 de março próximo. A perspectiva é de que no próximo ano, acabando o curso de filosofia possam iniciar a teologia em Salvador.
    4. Seminário Maior Santana Mestra/Feira de Santana: neste Seminário temos o seminarista Jaelson que está concluindo a teologia na metade deste ano. Já iniciou suas atividades em 25 de janeiro passado.

Rezemos pelos nossos seminaristas para que possam perseverar no caminho de seguimento de Jesus Cristo. Pela boa formação deles todos somos responsáveis. A Diocese olha para eles com muita expectativa e confiança.

  1. Conselho Presbiteral: Dom Jailton de Oliveira Lino de acordo com as normas canônicas e o Diretório Administrativo da Diocese nomeia o Conselho Presbiteral da nossa Diocese que será constituído pelos seguintes membros: Pe. Paulo Santos Sales, Pe. Isael Silva, Pe. Ronaldo Cardoso de Oliveira, Pe. Leônidas Cardoso Reis Júnior, Pe. Domingos Bento, Pe. Fabiano dos Santos Costa, Pe. Aldomiro Aciole do Nascimento Araújo, Pe. Vagner Batista de Melo, Pe. Roberto Pereira da Silva, Pe. Edivaldo de Oliveira Santana e Fr. Luiz Alberto Lemos Rodrigues.
  2. Colégio dos Consultores: Dom Jailton de Oliveira Lino de acordo com as normas canônicas e o Diretório Administrativo da Diocese nomeia o Colégio dos Consultores da nossa Diocese que será constituído pelos seguintes membros: Pe. Paulo Santos Sales, Pe. Isael Silva, Pe. Ronaldo Cardoso de Oliveira, Pe. Edivaldo de Oliveira Santana, Pe. Roberto Pereira da Silva, Pe. Fabiano dos Santos Costa e Fr. Luiz Alberto Lemos Rodrigues.
  3. Conselho Econômico da Diocese: Dom Jailton de Oliveira Lino de acordo com as normas canônicas e o Diretório Administrativo da Diocese nomeia o Conselho Econômico da Diocese que será constituído pelos seguintes membros: Pe. Ronaldo Cardoso de Oliveira, Pe. Aldomiro Aciole do Nascimento Araújo, Sr. Flávio Salomão, Sr. Carlos Faé e Dr. Antônio Neto.

Que Deus, por intermédio de São Pedro, nos abençoe e acompanhe sempre, a fim de que sejamos uma Igreja sempre mais missionária.

Teixeira de Freitas, 04 de fevereiro de 2019

Pe. Roberto Pereira da Silva
Chanceler do Bispado

Sobre PASCOM Paróquia Santo Antônio

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PASCOM Paróquia Santo Antônio - Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas. Cidade: Teixeira de Freitas - Bahia. Erigida em 25/11/2004. Perfil para divulgação das atividades da Paróquia e eventos pastorais. Pároco: Pe. Ricardo de Pinho Menezes

Verifique Também

24º Domingo do Tempo Comum- Santa Missa às 9:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *