Palavra do Papa: Não amar é o primeiro passo para matar

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco fez o anúncio durante a Assembleia geral desta quarta-feira, dia 17 de outubro na praça de São Pedro. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o anúncio do sumo pontífice.

O Papa está aprofundando a catequese sobre os 10 mandamentos.  Desta vez, Francisco aprofundou a quinta palavra do Decálogo: ‘não matarás’, recordando que aos olhos de Deus a vida humana é preciosa, sagrada e inviolável. O papa ainda acrescentou que a ira, o insulto e o desprezo contra um irmão é uma forma de assassinato.

“Nós estamos acostumados a insultar. Isso faz mal, é uma forma de matar a dignidade de uma pessoa. Seria belo se este ensinamento de Jesus entrasse na mente e no coração. Não insultar mais ninguém: seria um bom propósito. Para Jesus, se você despreza, insulta e odeia, isso é homicídio.” diz o Papa.

E continuou:

“Para aniquilar uma pessoa, portanto, basta ignorá-la”.“ A indiferença mata. É como dizer ao outro: você é um morto para mim, porque você o matou em seu coração Não amar é o primeiro passo para matar; e não matar é o primeiro passo para amar. ”

De fato, desprezar o irmão é fazer como Caim que, quando Deus lhe perguntou onde estava seu irmão Abel, respondeu: “Por acaso sou guardião do meu irmão?” “Somos sim os guardiões dos nossos irmãos, somos guardiões uns dos outros!”, respondeu o Pontífice.

E completou dizendo que a vida humana necessita de amor,  reiterando que o amor autêntico é o que Cristo nos mostrou, a misericórdia. Não matar é incluir, valorizar e perdoar.

Fonte: Vatican News
Texto: Pascom