Pastoral da Catequese realiza Encontro Bíblico Catequético em Teixeira de Freitas

Agentes da Pastoral da Catequese no Encontro Diocesano – Foto: PASCOM/Divulgação

A Coordenação Diocesana de Catequese realizou entre os dias 14 e 16 de fevereiro o Encontro Bíblico Catequético, no Centro Diocesano, em Teixeira de Freitas. A formação teve início às 17h do dia 14 (sexta-feira) e se encerrou no dia 16, às 13h com o almoço.

O Encontro refletiu sobre o tema “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes” (Tiago 1,22), assessorado pela Irmã Nair Mucelini (Congregação das Irmãs de Notre Dame) que reuniu catequistas advindos de várias paróquias da Diocese.

Coordenadora Diocesana da Pastoral da Catequese, Maria D’Ajuda.

A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Catequese, Maria D’Ajuda, explicou sobre o tema e objetivo do encontro: “Nós cristãos, temos ouvido tanto a palavra, mas não temos praticado. O objetivo é estudar o que a igreja nos propõe, através do Diretório Administrativo e Sacramental que a Diocese instituiu. Não é só um Diretório em que vamos apenas ler, para deixá-lo guardado, mas sim para ser colocado em prática. Temos estudado muito, mas não temos praticado em várias instâncias sociais que temos, tais como em nosso lar, local de trabalho, encontros, dentro da Igreja. A partir dessa Assembleia vamos traçar um planejamento diocesano com atividades de catequese para serem desenvolvidas dentro dos próximos 4 anos e amadurecer a proposta de expandir o curso de extensão em Teologia, em criar uma escola permanente para ser desenvolvida a parte prática do estudo realizado no curso de extensão, disse ela.

Ela ainda enfatizou a importância da catequese na vida dos cristãos: “A catequese é a base da Igreja, é a iniciação na vida cristã, é um processo constante de aprendizado e mais do que isso, somos impulsionados a praticar em nossos atos no dia a dia“, disse.

O estudo e aprofundamento do Diretório Litúrgico Sacramental da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, foi momento de intensa reflexão, questionamento e partilha.

Em determinado momento do encontro, os membros integraram a grupos que fizeram uma avaliação do trabalho catequético nas foranias e planejaram a formação foranea. Na oportunidade foi apresentado o Plano Diocesano de Catequese para 2020 a 2023. Ressaltando  que nesse ano de 2020, será dada prioridade ao pilar da Palavra de Deus, conforme as Diretrrizes da Igreja do Brasil e o Plano Diocesano de Pastoral.

No domingo, o padre e assessor da Pastoral da Catequese, Pe. Paulo Cesar, celebrou uma Missa, encerrando o evento e, na oportunidade fez o envio dos catequistas para sua paróquias.

Por PASCOM DIOCESANA | Redação.

Confira as fotos do Encontro na galeria

Sobre Edgar Maia

Está disponível o Anuário Diocesano 2020

Documento contém informações para o trabalho pastoral do ano corrente além de ser um facilitador …